Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

CORRIDA DE RUA



     Corrida não é nenhuma novidade para o ser humano, aprendemos a correr com 2 anos de idade e muitos deixam de correr após a adolescência. Durante a vida adulta, devido aos compromissos do dia a dia muitos não praticam atividade física e nem corrida. Entretanto, a preocupação com a saúde e estética dos dias atuais está mudando este quadro. É estimado no Brasil cerca de 4 milhões de corredores de rua e alguns sites especializados informam que existem cerca de 500 mil corredores que participam das corridas de rua. A Corpore (Associação dos Corredores de Rua de São Paulo) que hoje é a maior organizadora de eventos de Corrida de Rua da América Latina, com um cadastro de associados que passa de 258.000 pessoas.
    
     Estima-se que, atualmente, mais de 100 corridas de ruas sejam organizadas por ano no Brasil. Tal número reflete ao crescimento do número de inscritos nestes eventos: para se ter uma idéia, em 2007, na maratona de Brasília de revezamento reuniu 4.026 corredores, enquanto que, nestes anos o numero subiu para 5.000 inscritos (um crescimento próximo a 25%).

     As motivações para este aumento de corredores são as mais variadas: Estética, busca de qualidade de vida, saúde, para acompanhar um amigo na corrida ou até mesmo devido ao marketing das grandes indústrias de materiais esportivos. Isso é uma sábia decisão, pois sabemos que as pesquisas mostram que um programa regular de exercício fisco não só melhora a saúde física como também aumenta a saúde mental em todas as idades. Esses benefícios à saúde são maravilhosos e nos corredores certamente apreciamos.

     Mas este crescimento acelerado trás preocupações para nós, profissionais da saúde, devido a despreparo dos iniciantes para a corrida, ocasionando um aumento do risco de lesões devido à falta de treino e prepara físico.

     Muitos acham que correr é apenas colocar um par de tênis apropriado e sair correndo. Para muitos é assim, simples, mas para muitos a corrida de rua é uma dedicação ao treinamento e uma rotina. Devemos criar nossas metas, objetivos e sentir-se bem. Se quiserem ser corredores de 5 km, 10 km, meia ou maratona, devemos treinar, realizar os exercícios para melhorar a mecânica da marcha, assim economizamos energia e corremos melhor, devemos fortalecer os músculos da coluna, coxa, abdômen e manter sempre uma boa postura. Então para começar a correr você dever criar suas metas, escolher um bom tênis, ter um treinador para treiná-lo, e ter motivações para alcançar seus objetivos.
 
"Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós."
(Autor Desconhecido)

Tenham uma ótima corrida...

terça-feira, 5 de abril de 2011

ATIVIDADE FÍSICA: benefícios e recomendações


No dia 6 de abril é comemorado o dia mundial da atividade física, com isso, temos que comemorar praticando exercício físico na academia, nos parques ou na rua. Não importa o local, o importante é fazer com motivação, objetivo, perseverança e orientado por um educador físico.
A inatividade física, (a falta de atividade física) é um fator de risco independente para doenças crônicas e, em geral é estimada por causar 1,9 milhões de mortes a nível mundial (OMS).
Sempre quando alguém diz: Você tem que praticar atividade física, surge vários questionamentos: Que tipo de atividade física? Para que? Aonde praticar? Como? Por quanto tempo? Dentre outras. Essas dúvidas são comuns entre os iniciantes e sem essas respostas, poucas pessoas terão uma boa motivação para alcançar seus resultados.

Mas o que é atividade física?

Segundo a Organização mundial da saúde (OMS) a atividade física é definida como "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso". Também podemos dizer que é todo ou qualquer movimento corporal que causa a quebra da homeostase (condição em que a função corporal é mantida ou inalterada por um período de tempo, o corpo se encontra em descanso).
A atividade física regular, como caminhadas, ciclismo ou dança, traz benefícios significativos para a saúde. Por exemplo, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose, ajudar a controlar o peso, e promover o bem-estar psicológico. Todos devem participar de pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por dia.
O exercício quando orientado por um educador físico causa vários benefícios para o corpo dentre eles:
  • Melhora Capacidade funcional;
  • Controle da composição corporal;
  • Aumento do equilíbrio e flexibilidade;
  •  Diminui as alterações cardiovasculares e pulmonares;
  • Controle da pressão arterial;
  • Manutenção da massa óssea;
  • Melhora nas AVDs;
  • Aumenta a auto-estima. Melhora psicológica;
  • Prevenção e tratamento de doenças crônicas degenerativas;
  • Aumento da Força Muscular e Hipertrofia;
  • Melhora a resistência à Fadiga;
  • Aumenta a secreção de GH;
  • Liberação de endorfina e serotonina.

            As recomendações sobre Atividade Física para a Saúde têm como objetivo fornecer orientações sobre a relação dose-resposta entre atividade física e benefícios para a saúde (ou seja, a freqüência, duração, intensidade, tipo e quantidade total de atividade física necessária para o aprimoramento da saúde e a prevenção de doenças).
Segundo a ACSM, OMS e American Heart Association a atividade física deve conter:

            1. Exercício aeróbio com intensidade moderada por no mínimo 30 minutos durante 5 dias por semana ou intensidade vigorosa no mínimo 20 minutos em 3 vezes por semana;
2. Combinações de atividade moderada e vigorosa podem ser realizadas. Por exemplo: uma pessoa pode caminhar rapidamente durante 30 minutos duas vezes por semana e correr 20 minutos duas vezes por semana em dias diferentes.
3. A atividade aeróbia moderada, que equivale a uma caminhada rápida e visivelmente acelera a freqüência cardíaca, pode ser dividida em 3 seções de 10 minutos por dia, acumulando no mínimo 30 minutos diários.
4. Pelo menos duas vezes por semana os adultos deverão realizar treinamento de força (musculação) visando manter e aumentar a força muscular e resistência.
5. O treinamento de força deve conter 8-10 exercícios, para os principais músculos do corpo, realizados com 2 -3 series com 8 – 12 repetições de cada exercício.

Por causa da relação dose-resposta entre atividade física e saúde, pessoas que desejam melhorar a sua aptidão pessoal, reduzir seu risco para doenças crônicas e incapacidades ou prevenir o ganho de peso saudável provavelmente irá se beneficiar através da superação da quantidade mínima recomendada de atividade física.

Desta maneira, nós os profissionais de saúde, temos o desafio de alavancar a credibilidade profissional para registrar aumento do número de participantes em programas de atividade física que são projetados para superar os obstáculos à adesão em longo prazo, utilizando manejo comportamental e estratégias efetivas mudanças ambientais, para que muitos mais indivíduos percebam os benefícios proporcionados por um estilo de vida fisicamente ativo.

O CORPO É UMA MAQUINA PERFEITA, NÃO DEIXE PARADA, MOVA-SE.