Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

CORRIDA DE RUA



     Corrida não é nenhuma novidade para o ser humano, aprendemos a correr com 2 anos de idade e muitos deixam de correr após a adolescência. Durante a vida adulta, devido aos compromissos do dia a dia muitos não praticam atividade física e nem corrida. Entretanto, a preocupação com a saúde e estética dos dias atuais está mudando este quadro. É estimado no Brasil cerca de 4 milhões de corredores de rua e alguns sites especializados informam que existem cerca de 500 mil corredores que participam das corridas de rua. A Corpore (Associação dos Corredores de Rua de São Paulo) que hoje é a maior organizadora de eventos de Corrida de Rua da América Latina, com um cadastro de associados que passa de 258.000 pessoas.
    
     Estima-se que, atualmente, mais de 100 corridas de ruas sejam organizadas por ano no Brasil. Tal número reflete ao crescimento do número de inscritos nestes eventos: para se ter uma idéia, em 2007, na maratona de Brasília de revezamento reuniu 4.026 corredores, enquanto que, nestes anos o numero subiu para 5.000 inscritos (um crescimento próximo a 25%).

     As motivações para este aumento de corredores são as mais variadas: Estética, busca de qualidade de vida, saúde, para acompanhar um amigo na corrida ou até mesmo devido ao marketing das grandes indústrias de materiais esportivos. Isso é uma sábia decisão, pois sabemos que as pesquisas mostram que um programa regular de exercício fisco não só melhora a saúde física como também aumenta a saúde mental em todas as idades. Esses benefícios à saúde são maravilhosos e nos corredores certamente apreciamos.

     Mas este crescimento acelerado trás preocupações para nós, profissionais da saúde, devido a despreparo dos iniciantes para a corrida, ocasionando um aumento do risco de lesões devido à falta de treino e prepara físico.

     Muitos acham que correr é apenas colocar um par de tênis apropriado e sair correndo. Para muitos é assim, simples, mas para muitos a corrida de rua é uma dedicação ao treinamento e uma rotina. Devemos criar nossas metas, objetivos e sentir-se bem. Se quiserem ser corredores de 5 km, 10 km, meia ou maratona, devemos treinar, realizar os exercícios para melhorar a mecânica da marcha, assim economizamos energia e corremos melhor, devemos fortalecer os músculos da coluna, coxa, abdômen e manter sempre uma boa postura. Então para começar a correr você dever criar suas metas, escolher um bom tênis, ter um treinador para treiná-lo, e ter motivações para alcançar seus objetivos.
 
"Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós."
(Autor Desconhecido)

Tenham uma ótima corrida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário